EmResenhas

[Resenha] Floriano Encapsulado – Frederico Feitoza

Olá, minhas pessoas bonitas! Tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje é dia de mais uma resenha (eba!), vocês estão de prova que eu estou tentando, viu?

Hoje é o dia de falar sobre um livro que recebi em parceria com o autor e foi uma das leituras mais surpreendentes que fiz. Seja pela alta qualidade de escrita do autor, seja pela história que nos envolve. A obra é Floriano Encapsulado, de Frederico Feitoza.

Sinopse: M RETRATO TERNO E ASSOMBROSO
DAS ARMADILHAS DA ADOLESCÊNCIA.

Floriano, o “Assacínico”, é um mistério em plena luz. Habituado aos diagnósticos imprecisos de seu psiquiatra, é de poucos amigos. Aos 14 anos e cansado de lidar com o bullying constante, tem uma surpresa: o maior palhaço da hora do recreio, Roberto Salomão, aproxima-se para o que parece o início de uma amizade suspeita. Ele curte sertanejo universitário, namora a estonteante Regina George from Taquaritinga e vem do perigoso Conjunto Ceilópolis. Resta saber se Floriano acredita nesta nova amizade ou se tudo não passa de um de seus mórbidos planos contra os “otários” da escola. Acompanhe nesta jovem novela o desenrolar de um perigoso esquema de bullyings e desafios que custará vidas.

Floriano Encapsulado contará a história de Floriano ou “assacínico”, menino estranho, meio gótico com um cabelo estranho e uma franja grande e um nome estranho também, em homenagem ao seu avô. Floriano é amigo de Mabel, também conhecida por “sapatuxa”, já que não é muito do seu agrado agir como a sociedade espera que uma menina de quase 15 anos aja; e Emmanuel, a “gordinha”, que também não lá muito fã de agir como um menino “normal” e tem uma estranha mania de colocar tudo no feminino. Juntos, os três enfrentam os desafios que assolam a vida adolescente, porém, eles possuem seus meios de fugir dessa realidade nem tão boa.

Entre idas ao Shopping e videogames e as eternas autodescobertas que essa fase da vida traz, o trio de amigos se envolvem com quem jamais imaginariam, e aqui estou falando de Roberto Salomão, o responsável pelo apelido de Florzinha que nosso protagonista ganhara na escola. Mas, de repente, Robertinho parece muito interessado em se aproximar do trio, e ao fazer isso leva Regina George from Taquaritinga para a vida dos meninos e juntos, eles partem em busca de uma jornada altamente perigosa, que faz com que a vida desses jovens jamais sejam a mesma. E falo bem sério quando digo, sem um pingo de romantização.

Floriano Encapsulado não é um livro que mostra as belezas e amores que ser adolescente tem. Não. Tire isso da sua mente. A história escrita pelo Frederico nos leva a pensar muito sobre com o que nossos jovens estão se envolvendo (e aqui eu falo parecendo que tenho 30 anos, mas ainda nem atingi a casa dos 20) e como eles chegaram nesse ponto em questão.

“Ela o encarava, mas parecia ver através dele, na direção da parede, da janela e do jardim. Talvez viesse outra coisa ou outro mundo. Ela não estava lá, do mesmo jeito que ele. Estavam cada um em mundo.”

Inspirado em uma onda de suicídio que ocorrera em uma cidade, o autor criou uma história que mostra todos os percalços que os mais velhos ignoram quando se tratam dos mais jovens e escreve (com maestria!) uma história sensível, mas crua quando se trata do sofrimento que o bullying e isolamento podem causar. Me vi envolta nos capítulos que retratavam a vida dos jovens e mal podia esperar pelas próximas páginas, assim como sofri em agonia quando os acontecimentos clímax do livro acontecia.

Frederico tem uma escrita muito, muito boa! É um tipo de escrita que mesmo que você não vá gostar do livro, você vai admirar a escrita; e somada a boa problemática que o livro traz, Floriano Encapsulado é um livro muito bom e eu recomendo demais! É um livro mais denso, com capítulos mais extensos, porém sem que canse o leitor, e pode assustar um pouco para os acostumados aos livros com o famoso travessão acompanhando as falas, dado que ele passa uma sensação de fluidez maior á leituras, porém dou minha palavra, Floriano Encapsulado é um livro que depois que você entra na história e mergulha totalmente é muito difícil largar, você fica vidrado! Tanto que minha leitura foi feita em 3 dias mesmo com a correria do eu dia a dia.

E agora vocês me perguntam se recomendo a leitura e eu respondo que sim, pois se você quer entender mais os infinitos mundos que existem dentro dos jovens, esse livro é de boa ajuda.

“(…) pensava em quantos erros e omissões são necessários para que saia com uma verdade.”

Vocês já conheciam a obra? O que acharam da premissa? Vamos conversar!

By
1

You may also like

1 Comment

  • Vanessa

    Olá! Não conhecia esse livro, achei a premissa bem bacana e apesar de não ter o hábito de ler esse gênero literário acho que vou anotar aqui para ler em breve.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    16 de fevereiro de 2020 at 22:25 Responder
  • Deixe seu comentário