Olá, minha gente! Hoje é dia de resenhar um dos livros que mais gostei de ler e recebi pelo intrínsecos, que foi o Metade Perdida.
Esse livro foi uma grata surpresa, não é parecido com os livros que tenho costume de ler, mas que é bom mesmo assim. O livro é um romance, que não possui romance. É um romance no estilo mesmo. E voltado super para o drama familiar.
Neste livro vamos viajar pelo Estados Unidos durante 40 anos e atravessando gerações, começando com as irmãs gêmeas de Mallard, Stella e Desirée Vignes que estão cansadas de suas vidas, de morar em uma cidade onde são julgadas e dos moradores odeiam pretos, tanto que elas decidem fugir. Aos 16 anos.
Em outra cidade, sem estudos e fazendo o possível para ganhar suas vidas, o que acontece é que para que tenham um futuro, elas precisam se separar.
Stella acredita nisso e decide ir embora sem avisar a sua irmã fingindo ser uma branca. Enquanto isso, Desirée casou com Sam, um marido agressor, e com ele tem uma filha, Jude, uma criança super negra.
Então, Desirée e Jude voltam para Mallard e sobrevivem como podem, enquanto Stella segue sua vida, com seu marido e filha brancos e morre de medo de ser descoberta.
E como a vida é, os caminhos se cruzam, de todas essas 3 gerações, mesmo que as irmãs tentem ao máximo se manterem distante.
A Metade Perdida é um livro daqueles que fazem nos refletir TANTO. Porque são nossas escolhas que nos levam ao caminho que trilhamos e por mais que não gostemos (e sejamos sinceros, na maioria das vezes, a gente não gosta mesmo), a gente precisa lidar.
A Metade Perdida foi um livro rápido, tendo em vista seu gênero, e me fez pensar demais e gostei muito.
Tem alguns termos bem tristes, pesados e que nos angustiam mesmo. mas a intenção é essa, dado o ano que ela história se passa.
É um livro que se inicia nos anos 50 e termina nos 90 e aborda temas importantes, como preconceito, transexualidade, sexualidade, racismo, drogas e as frustrações da vida. Gostei muito muito desse livro e indico para todos!
Pernambucana, formada em Contabilidade com especialização em romances incríveis. Aprendeu a ler aos 4 anos e desde então não parou mais. Apaixonada por praia, fotografia, livros e no seu cachorrinho. Tem aqui no blog, um cantinho de paz e é uma honra poder dividir isto com você.