Oi, gente! Tudo bem?
Com toda a agitação pelo lançamento deste filme e logo após a estrei do livro, eu fiquei super ansiosa para ler e descobrir o quão bom era esta obra para causar tanto no meio literário. Quer saber se gostei? Vem ler a resenha logo abaixo 🙂
Sinopse: Stella Grant gosta de estar no controle. Ela parece ser uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que ela deve tomar para controlar a fibrose cística, uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante – e uma coisa não existe sem a outra. Mas para ganhar pulmões novos, Stella precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa que ela não pode ficar a menos que dois metros de distância – ou seis passos – de outros pacientes com a doença. O primeiro item é fácil para ela, mas o segundo pode se provar mais difícil do que ela esperava.
O único controle que Will Newman deseja é o de sua própria vida. Ele não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, a doença que os une não é a única coisa que têm em comum. Eles têm que ficar a cinco passos um do outro, mas, conforme a conexão entre os dois aumenta, a vontade de burlar a distância física parece insuportável. Um grande amor vale um passo roubado?
A cinco passos de você nos apresenta a bela história de Will e Stella. Dois portadores de Fibrose Cistica que estão no Hospital St. Grace por motivos diferentes, porém com o mesmo objetivo.
“E eu pensei que esse aqui seria só mais um hospital chato, cheio de doentes chatos. E então você aparece. Sorte a minha.”
Stella está em busca de se manter viva, os trinta e cinco por cento da sua capacidade pulmonar a assusta. Ela simplesmente não pode morrer. Enquanto a situação de Will é bem mais delicada. Além de ser portador da FC, a B. Cepacia faz parte do seu organismo piorando ainda mais sua doença. Já que por causa da bactéria, ele não é apto a receber um transplante.
“Nunca pensei que poderia desejar tanto uma coisa a ponto de irradiar para os braços, pernas e em cada respiração.”
Stella vai para o St. Grace para aumentar suas chances enquanto espera um transplante. Will vai forçado pela mãe a fazer uso de um novo tratamento experimental. De uma forma única, (mesmo que já esperado para o desenrolar da história) Stella e Will se encontram e não poderiam ser mais diferentes. Opostos.
Conforme o tempo passa, somos apresentados e ficamos acostumados com os personagens e ambientes do St. Grace e vemos o desenrolar de uma paixão adolescente que é fadado a nunca acontecer, já que pacientes diagnosticados com FC devem manter uma distância de seis passos entre si. Mais que uma paixão adolescente, vemos o nascer é o florescer do primeiro amor, que nós bem sabemos que mesmo não duradouro por toda vida, é eterno pela forma que nos marca.
“Sorrimos um para o outro e, embora haja um milhão de motivos pelos quais eu não deva, não consigo negar que estou me apaixonando por ela.”
Mas e a você me pergunta: Mari, se eles precisam manter seis passos de distância, porque o nome do livro é a cinco passos de você?
E ai eis que respondo: não vou contar! É um dos melhores momentos do livro para mim! Primeiro amor, lembra?
A cinco passos de você é um livro bom. Talvez não melhor devido as altas expectativas que mantive. A crítica literária o comparou a A culpa é das estrelas, que para quem ainda não viu foi minha releitura deste ano, então, para mim, foi difícil superar o turbilhão de sentimentos que ACEDE causa em mim.
“A dor é o lembrete de que eles estiveram aqui, e de que estou viva.”
O livro é ruim? Longe disso. Mas é preciso que você entenda que esta história é sobre dois jovens que não podem se aproximar sem ter grandes chances de matar um ao outro. Mas carrega em suas páginas o peso do amadurecimento que ser adolescente transitando para a fase adulta traz. É sem dúvidas — para mim — um livro leve capaz de curar grandes ressacas já que quando piscamos, estamos na página 100, 150 e o fim do livro.
“É como se eu estivesse vendo tudo pela primeira vez. Não sabia que era possível uma pessoa transformar coisas velhas em novas de novo.”
Deixo um adendo para a belíssima capa do livro. Tanto a original, quando a segunda capa que veio nele, a do filme, Globo Alt vocês simplesmente arrasaram. É um dos livros mais belo da minha estante, não existe dúvidas.
No fim, é isto. Um livro bom e com importantes lições e com sua dose de realidade e fantasia.
Mas e vocês? Já leram? Assistiram o filme? Vamos conversar!!
Pernambucana, formada em Contabilidade com especialização em romances incríveis. Aprendeu a ler aos 4 anos e desde então não parou mais. Apaixonada por praia, fotografia, livros e no seu cachorrinho. Tem aqui no blog, um cantinho de paz e é uma honra poder dividir isto com você.
13 Comments
Jota
Olá!
Eu fiquei de assistir o filme mas até hoje não vi, agora estou indecisa se leio primeiro ou vou direto assistir kkk
Beijos
abobrinhacomchocolate.com.br
17 de junho de 2019 at 23:52Clayci
Eu ainda não dei uma chance para a leitura e nem mesmo para a adaptação. Mas pretendo fazer isso em breve. Sinto que vou me emocionar bastante com os personagens, mesmo com as ressalvas, quero dar uma chance <3
Sai da Minha Lente
18 de junho de 2019 at 12:24Bianca Ribeiro
eu tentei ler esse livro pro clube do livro aqui da minha cidade mas realmente não rolou pra mim, achei ele meio meloso e forçado. Mas eu vi o filme e achei bem legal! Mas, diferente de todas as minhas amigas,eu não chorei em nenhuma parte do filme,acho que eu não tenho coração kkkkkk adorei a resenha e as fotos!!
18 de junho de 2019 at 14:21Karoline Gonçalves
Este comentário foi removido pelo autor.
18 de junho de 2019 at 19:26Karoline Gonçalves
Ola
Conheci esse livro pouco tempo antes da estreia do filme e, por conta das leituras atrasadas, nunca consegui obtê-lo e muito menos lê-lo. Mas sei que realmente muitas pessoas o comparam com A culpa é das Estrelas e os varios sick-lits da vida!
A capa é mesmo linda! nossa mão, que lindeza. E a história parece ser bem emotiva. FIQUEI MEA CURIOSA PARA DESCOBRIR OS 5 e não 6 PASSOS! aahaah
Beijos e Cheiros
18 de junho de 2019 at 19:27http://www.livreando.com.br/
Marijleite
Eu estou ficando curiosa para ler esse livro; também achei lindas a capa e a sobrecapa, e me parece que é uma história cativante e com uma boa escrita para conquistar os leitores como parece estar conquistando.
21 de junho de 2019 at 19:13sara
Oiii tudo bem ?
Eu tô namorando esse livro algum tempo só não tive oportunidade de ler , estou curiosa em conhecer a história, confesso que a capa do filme não me chamou atenção só fui ter interesse quando vi a outra capa e achei linda, fiquei querendo muito ele quem sabe ainda eu compre esse livro Haha quero da uma chance só espero gostar obrigado por ter trazido a resenha.
Bjs
21 de junho de 2019 at 23:56Carol Nery
Eu fui ver esse filme por ter sido convidada à pré-estréia. Chorei e me apaixonei junto…
TOTALMENTE fora da minha zona de conforto, me pegou totalmente desprevenida.
Agora, quero esse livro lindo. Sem mais. hahhaha
Carol, do Coisas de Mineira
21 de junho de 2019 at 23:57Fernanda Santos Barroso
Olá!
24 de junho de 2019 at 01:52Ainda não tive a chance de assistir ao filme e nem de ler o livro. Fiquei um pouco receosa, justamente pela comparação que as pessoas fazem com A Culpa é das Estrelas. Mas eu pretendo tanto ler quanto assistir ao filme para poder ter a minha opinião sobre e espero que consiga me tocar tanto quanto parece ser tocante.
Debyh
Olá,
Antes de mais nada tenho que falar da capa… prefiro a original. Sou uma pessoa que foge de capas de poster de filme hahaha. Sobre a história não sou muito fã de sicklit na verdade os evito ao máximo, ainda mais quando tem adolescentes.
Debyh
24 de junho de 2019 at 15:39Eu Insisto
Beatriz Andrade
Eu estou louca para ler esse livro e gostei bastante de ver a sua sinceridade ao falar como foi a sua experiência com a leitura, eu espero poder ler em breve e espero muito gostar da leitura.
25 de junho de 2019 at 01:43Poesia na alma
Não conhecia o livro e não sabia da existência do filme, é a primeira vez que vejo uma resenha sobre a obra e fique curiosa, me parece um bom livro juvenil para depois de uma ressaca literária.
28 de junho de 2019 at 00:00Faces da Leitura
Eu nem sabia que já tinha filme do livro, estou realmente em outro planeta ultimamente. Gostei da premissa e você me deixou curiosa para saber por que precisam manter seis passos de distancia um do outro e o título fala em cinco passos. Investirei na leitura.
Bjo
2 de julho de 2019 at 22:18Tânia Bueno