EmResenhas, Literáriamente

[Resenha] As Vitoriosas – Laetitia Colombani

Sòlene é uma advogada renomada na França. Possui um alto status social, uma carreira irretocável e uma conta bancária dos sonhos. Porém, nem isso é suficiente quando ela vê a vida acabando em sua frente. Ela tem o que chamamos de bornout.

Para melhorar, é recomendado várias coisas, entre elas, trabalho voluntário.

É quando ela conhece o Palais de Femmale e o serviço de escriba que pode oferecer lá.

Seu primeiro contato entre aquelas paredes que contam tantas histórias pode não ter sido do melhor, mas ela vai arriscar um segundo, um terceiro, um quarto encontro. Até encontrar seu propósito.

Entre narração do passado e do futuro, As Vitoriosas é uma leitura que dilacera, expõe a dor e a vulnerabilidade feminina, mas, sobretudo, nos ensina sobre a força inumana que rege as tantas mulheres que nos rodeiam, sejam nessas páginas lidas, sejam nas nossas vidas.

Esse foi um livro que precisei parar algumas vezes, porque às vezes era real demais, sofrido demais. Aí lembrei que tudo ali era real. Porque se trata da realidade de várias e várias mulheres. e tratava apenas de um livro de ficção, mas que facilmente seria baseado em fatos.

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e eu estou simplesmente encantada, porque ela aborda temas importantes com uma sensibilidade e clareza que são necessárias, mas sem tornar a leitura impossível de prosseguir. É dilacerante, eu confesso, mas ainda assim, possui seu grau de leveza.

As Vitoriosas contam a histórias de refugiadas na França, mas também contam a histórias de cada uma de nós que já fomos invalidadas, subjugadas e caladas somente por sermos mulheres.

As Vitoriosas são todas as mulheres que fizeram parte do Palais. Mas, também, é cada uma de nós. Seja onde for. Seja onde estivermos. Porque nós resistirmos. E por resistirmos, existimos e estamos aqui.

Que livro especial. Acabei a leitura me sentindo sortuda por ter tido a oportunidade de poder ter lido ele.

By
0

You may also like

Deixe seu comentário